domingo, 9 de abril de 2017

ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

"A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética à prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam."

Introdução
Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Por que a preocupação com o sedentarismo?
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.

Quais são os benefícios da atividade física?
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Como é feita a escolha da atividade física adequada?
A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
       Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
       Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
       Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
para suas vidas. Ou seja, a adoção de hábitos saudáveis deriva,numa primeira instância, do acesso satisfatório a bens de consumo que proporcionam um estilo de vida tido como saudável (Gonçalves, 2004).
Entre os comportamentos ditos como saudáveis na sociedade contemporânea destacam-se:
·         Adotar hábitos alimentares que respeitem as necessidades biológicas de regularidade de ingestão de nutrientes (distribuir a quantidade total de alimentos ingeridos em várias refeições ao longo do dia);
·         Respeitar as necessidades específicas de nutrientes para cada etapa da vida (considerar as demandas por vitaminas, minerais, água, carboidratos, lipídeos ou proteínas de acordo com o estado fisiológico, por exemplo, adolescentes, gestantes, atletas e crianças);
·         Praticar atividade física apropriada à própria condição fisiológica e com regularidade;
·         Controlar o estresse físico e emocional com técnicas específicas às expectativas e os objetivos de cada pessoa;
·         Envolver-se em ações comunitárias estabelecendo laços de apoio e convívio familiar e social;
·         Dedicar-se ao lazer não-sedentário, baseado em ações que envolvam atividade esportiva, hobbies ou trabalho voluntário.
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO.

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM

1. O que é atividade física?
2.  O que é sedentarismo? Quais são as consequências desta condição?
3. Qual é a realidade brasileira em relação ao sedentarismo?
4.  Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?
5.  Como é feita a escolha da atividade física adequada?
6. Cite alguns comportamentos saudáveis que podemos adotar para melhorar a qualidade de vida?
7. Como deve ser organizado um programa de atividade física?
8.  Cite algumas recomendações importantes antes da prática regular de atividade física?

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quarta-feira, 15 de junho de 2016

ATIVIDADE SOBRE JOGOS OLÍMPICOS

1. Faça um breve resumo sobre a origem dos Jogos Olímpicos da antiguidade.
2. O que era os Jogos Pan-Helênicos?
3. Quais os principais critérios para a participação dos Jogos Olímpicos da antiguidade?
4. Quais os esportes faziam parte dos Primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade?
5. Por qual motivo os Jogos Olímpicos da antiguidade deixaram de ser celebrados?
6. Explique como foi organizado os Jogos Olímpicos da era moderna? 
7. Faça uma análise sobre a participação das mulheres nos Primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade até a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna?
8. O esporte já existia e era praticado por diversos povos mais antigos que os gregos. O espírito de competição foi uma criação exclusivamente grega e constituiu um dos maiores legados à humanidade. Cite os princípios fundamentais para o desenvolvimento dos valores esportivos que compõem a filosofia do Olimpismo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20/11 - FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA 2º ANO C

Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

Estamos em novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Mas, qual a importância de discutir o assunto? Os números nos dão a resposta.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). As estimativas do INCA, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país.

Em 2011, 13.129 mil brasileiros morreram em decorrência da doença. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

A fim de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do globo – o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.


O movimento surgiu na Austrália, em 2003. Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.


RESPONDA:

1. O que é o Novembro Azul?
3. Por que o mês de novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização dessa doença?
3. Quais são os símbolos utilizados no combate à doença?
4. A partir de que idade o homem deve começar a fazer a prevenção?
5. Quais exames devem ser realizados para se detectar precocemente a doença?
6. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens. Qual a explicação disso?
7. Em sua opinião, quais são os principais obstáculos para à prevenção?

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ATIVIDADE 2º ANO - ESTEROIDES ANABOLIZANTES

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 
TURMA: 2º ANO 
DATA: 12/11/15 

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM 
1. O que são esteroides anabolizantes? 
2. Quais os efeitos da testosterona no organismo? 
3. O que é anabolismo? 
4. Qual o perfil dos usuários de esteroides anabolizantes? 
5. Como os esteroides anabolizantes agem no organismo? 
6. Qual a diferença entre anabolizantes e suplementos alimentares? 
7. Cite alguns riscos da utilização de esteroides anabolizantes? 
8. O que é o dopping no esporte?

Slides - Tema: Esteroides anabolizantes

SLIDES ESTEROIDES ANABOLIZANTES




VEJA O INFOGRÁFICO E ASSISTA O VÍDEO ABAIXO PARA SABER MAIS:




domingo, 8 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO AOS PRIMEIROS SOCORROS - PESQUISA

1. O que são primeiros socorros?
2. Quais os objetivos dos primeiros socorros?
3. Quais os princípios gerais dos primeiros socorros?
4. Descreva o plano de ação a ser seguido em um atendimento de primeiros socorros.
5. Descreva que procedimentos deverão ser realizados nas seguintes situações:

- Desmaio
- Convulsão
- Fratura
- Insolação
- Infarto

Sugestões de links:

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ATIVIDADE 1º ANO - OBESIDADE


Texto 01: Sobrepeso e obesidade atingem crianças e adolescentes cada vez mais cedo

Texto 02: Ganho de peso na adolescência envolve emoções e influências sociais

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM

1. Por que o sobrepeso e a obesidade vêm ganhando destaque no cenário epidemiológico mundial?
2. De acordo com o texto, que fatores tem contribuído para o aumento do excesso de peso na população?
3. A obesidade pode ter causas genéticas? Justifique sua resposta.
4. Que relação pode ser estabelecida entre a alimentação e a identidade dos adolescentes?
5. Por que a nutrição deve ser uma questão familiar?
6. Que problemas são associados a obesidade na adolescência?

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUADRO DE MEDALHAS III JESQ (2015)

III JOGOS ESCOLARES DE SANTA QUITÉRIA
EEM MARIA NEUSA ARAÚJO MOURA – 4º LUGAR
MODALIDADES/PROVAS
MEDALHISTAS
1.      DAMAS MASCULINO ATÉ 17
Antonio Eduardo Duarte de Sousa
2.      DAMAS MASCULINO ABERTO
Antonio Eduardo Duarte de Sousa
3.      XADREZ FEMININO ABERTO
Francisca Thamires Martins Aragão
4.      100 M MASCULINO ATÉ 17
Francisco Leandro Ferreira Fernandes
5.      XADREZ MASCULINO ATÉ 17
Emerson Rocha Andrade
6.      100 M FEMININO ATÉ 17
Francisca Roberta Lopes de Lima
7.      REVEZAMENTO 4X100 MASCULINO ATÉ 17
Felipe Torres Rodrigues
Francisco Anderson Rodrigues Alves
Francisco Leandro Ferreira Fernandes
João Paulo de Medeiros Rodrigues
8.      ARREMESSO DE PESO MASCULINO ABERTO
Manoel Alves da Silva
9.      ARREMESSO DE PESO FEMININO ABERTO
Daiane Nascimento dos Santos
10.  SALTO EM DISTÂNCIA MASCULINO ABERTO
Cristiano Rodrigues de Albuquerque
11.  SALTO EM ALTURA FEMININO ATÉ 17
Maria Madalena Torres Lima
12.  FUTSAL MASCULINO ABERTO
Alailson Bastos Araújo
Alan Vasconcelos de Oliveira
Criastiano Franco do Nascimento
Cristiano Rodrigues de Albuquerque
Danilo Franco do Nascimento
Francisco Vitor Araújo Martins
Gairo Aguiar Paiva
Jorge Paiva Viana
Manoel Alves da Silva
Pedro Henrique Nascimento de Sousa
13.  FUTSAL FEMININO ABERTO
Antonia Rochele Batista Silva
Daiane Nascimento dos Santos
Dominique de Paiva Noberto
Geovana Oliveira Bezerra
Leila Vasconcelos Santos
Maria Isabelly Farias Rodrigues
Maria Madalena Torres Lima
Munique de Paiva Noberto
Sônia Maria Santana Rodrigues
14.  VÔLEI DE AREIA FEMININO ABERTO
Maria Madalena Torres Lima
Vitória Altino Vasconcelos
15.  ARREMESSO DE PESO FEMININO ATÉ 17
Daiane Nascimento dos Santos
16.  DAMAS FEMININO ATÉ 17
Vitória Altino Vasconcelos
17.  DAMAS FEMININO ABERTO
Vitória Altino Vasconcelos
18.  SALTO EM DISTÂNCIA FEMININO ABERTO
Leila Vasconcelos Santos
19.  SALTO EM ALTURA MASCULINO ABERTO
Francisco Vitor Araújo Martins
20.  SALTO EM ALTURA FEMININO ABERTO
Munique de Paiva Noberto
21.  XADREZ FEMININO ATÉ 17
Francisca Thamires Martins Aragão
22.  REVEZAMENTO 4X100 MASCULINO ABERTO
Alan Vasconcelos de Oliveira
Cristiano Rodrigues de Albuquerque
Jorge Paiva Viana
Pedro Henrique Nascimento de Sousa
23.  FUTSAL FEMININO SUB 17
Antonia Rochele Batista Silva
Antonia Tamires Gomes Rodrigues
Eduarda Lima de Oliveira
Francisca Roberta Lopes de Lima
Leila Vasconcelos Santos
Maria Isabelly Farias Rodrigues
Maria Regina do Nascimento
Sônia Maria Santana Rodrigues
Viviane Pinto do Nascimento
24.  VÔLEI DE QUADRA MASCULINO
Antonio Hugo Pereira Lira
Benedito Denilson Galdino de Sousa
Francisco Anderson Rodrigues Alves
Francisco Anderson Rodrigues Costa
Francisco Charles Alves Araújo
Francisco Matheus Daniel Pereira
Iago Sousa Loiola
Sávio Martins Alves