Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O que provoca a cãibra? Descubra as causas e como prevenir as dores


Cãibra pode se tornar um dos pesadelos para os corredores
Se existe um quadro que pode ser considerado um verdadeiro fantasma para o corredor, sem dúvida é um episódio de cãibra. Apesar de tão frequente, este quadro ainda gera inúmeras dúvidas e controvérsias no que diz respeito às suas causas e prevenção.
Em primeiro lugar é importante que se caracterize o que é a cãibra. Trata-se de um espasmo (contração involuntária) de um ou mais músculos que, por manterem-se nesse estado de contração vigorosa, sem o relaxamento subsequente, provocam um quadro de dor geralmente muito intensa.



As cãibras musculares se tornam um dos maiores pesadelo dos corredores (Foto: Getty Images)
O que provoca a cãibra? Na verdade existe mais de uma causa. O episódio pode se precipitar por problemas vasculares de má circulação, por quadro neurológico, por efeito de baixas temperaturas, por acúmulo de ácido láctico nos músculos e por consequência de desidratação e perda de sais minerais, principalmente o sódio.
No caso do corredor, a cãibra geralmente é consequência tanto do acúmulo de ácido láctico como da perda de líquidos e sais minerais por sudorese com consequente redução do sódio. O curioso é que existe a cultura de que o problema da cãibra é causado pela perda de potássio. Na verdade a perda de sódio é muito mais importante que a perda de potássio.
Na literatura científica existem muitos estudos que relatam inclusive a maior incidência de cãibras em indivíduos que possuem maior concentração de sódio no suor, estando portanto mais sujeitos a perder grandes quantidades deste mineral.

Cuidados e prevenção
O corredor deve ter bastante cuidado com a prevenção de cãibras, principalmente em dias mais quentes, quando se perde muito mais líquidos e minerais. Além de adequar melhor o ritmo da corrida em função do calor, evitando portanto um acúmulo maior de ácido láctico, a preocupação com reidratação deve ser cuidadosa.
Principalmente em provas com duração prevista de mais de uma hora, a reposição do sódio é tão importante quanto a própria reidratação. A melhor estratégia é recorrer às bebidas esportivas (isotônicos) que possuem sódio e potássio em quantidades adequadas para evitar estes episódios.
A redução do sódio é tão importante que existe a descrição de episódios graves decorrentes de perda acentuada em provas mais longas caracterizando, a chamada Hiponatremia, que pode ter consequências muito sérias. A cãibra nestes casos pode ser entendida como um sinal de alerta.
A recomendação, portanto, é ajustar um ritmo mais adequado de corrida, ter uma boa estratégia de reidratação e valorizar a necessidade de reposição de sais minerais, lembrando que o vilão não é o potássio e sim o sódio!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DISCÓBOLO DE MYRÓN


Discóbolo (“O arremessador do disco”) feito de mármore, pelo escultor Myron, datado de 450 a.C. Atualmente encontra se no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. O arremesso de disco criado na Grécia mitológica, é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo.
Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato circular quanto os de hoje que sofreu aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia. Este esporte foi muito popular na Grécia Antiga, levando vários artistas da época a estudá-lo, presumi-se que devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além outros anônimos.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física. É a representação ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantânea. A detalhada descrição da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto é inexpressivo e ideal, sem revelar o esforço do lançamento.