Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

TORNEIO: ANIVERSÁRIO EEM MARIA NEUSA ARAÚJO MOURA

Equipe de Futsal Feminino Macaraú - Equipe Campeã!

Equipe de Futsal Feminino Lisieux.


Equipe de Futsal Masculino Macaraú.


Equipe de Futsal Masculino Lisieux - Campeões!










Narrador Raimundo Nonato (Dudu) e o Comentarista Eduardo (Didi)! Parabéns pela cobertura do torneio! Estúdio nas Alturas - Organização Grêmio Estudantil, Presidente Raí Rodrigues!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Importância do Basquete


Fisicamente, o basquete é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.
Economicamente, é um esporte barato, que pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques, escolas e clubes. Sobre os riscos, o maior risco para os jogadores de basquete são as lesões nas extremidades, como tornozelos e pontas dos dedos, mas também nos joelhos, ombros e cotovelos.  Se praticado com freqüência, o basquete dá resultado rápido, tanto em relação à perda de gordura quanto ao ganho muscular. O gasto calórico médio depende muito do tempo e do ritmo do jogo de cada um. Mas, como o basquete é um ótimo exercício aeróbico, o gasto é grande, podendo ficar em torno de 500 a 800 kcal em uma hora.Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

A prática do basquete pode ser realizada por todo mundo,  aquela conversa de que precisa ser alto só serve para quem quer ser profissional. Aliás, se a intenção for essa, é bom começar cedo, por volta dos 10 ou 12 anos de idade. Mas é importante lembrar que força e velocidade são tão importantes quanto a altura. Cuidados com relação à vestimenta, usar tênis com boa absorção de impacto e roupas folgadas, que facilitem os movimentos. Dicas de especialistas,  jogue com seus amigos, monte a sua equipe. Isso aumenta a segurança e a diversão. E lembre-se de deixar os baixinhos e os gordinhos jogarem. No basquete, velocidade e inteligência para o jogo são tão importantes quanto a força e a altura.

Praticar exercícios regulares pode aumentar 6 anos de vida


Pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais. 


Que praticar exercícios faz bem á saúde todo mundo sabe. Mas um estudo da Queen’s University, em Ontário, no Canadá, mostra que ser fisicamente ativo é sinal de uma vida mais longa, segundo informações do site Huffington Post. De acordo com o estudo canadense publicado no American Journal of preventive Medicine, pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais.


Além disso, as mulheres negras são as que mais se beneficiam das atividades regulares. "Fomos capazes de mostrar que, se as mulheres negras fazem uma hora de atividade, como corrida ou natação, é possível aumentar suas vidas por 11 horas", disse o autor do estudo Ian Janssen em um comunicado.

Janssen analisou o estado de saúde dos norte-americanos entre os anos 1990 a 2006, incluindo as taxas de morte e pesquisas sobre atividade física. 

Embora não seja tão relevante quanto para mulheres negras, o estudo mostrou que homens caucasianos que eram ativos aos 20 anos ganhavam dois anos a mais de vida em comparação com os inativos. Enquanto isso, mulheres caucasianas ativas na mesma idade poderiam viver três anos a mais do que as demais.

Ainda assim, o relatório não mostra se essas pessoas tiveram que permanecer ativas durante o resto de suas vidas para obter esses anos extras.

De acordo com a nutricionista Rovenia M. Brock, a prática de exercícios é importante, mas é responsável apenas a 20% do aumento da longevidade e qualidade de vida. Os outros 80% correspondem a boa alimentação. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

SEMANA SAÚDE NA ESCOLA 2013

Esse ano a Semana Saúde na Escola será realizada entre os dias 11 e 15 de março de 2013. Com as seguintes temáticas: prevenção da obesidade e saúde ocular.

Desta segunda-feira (11) até sexta-feira (15), alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública terão a oportunidade de fazer exames de acuidade visual e medição antropométrica (pesar, medir e calcular o IMC), além de receber orientações sobre a prevenção da obesidade infantil. É a Semana Saúde na Escola – uma mobilização nacional, dos ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo dar início às atividades que devem ser aplicadas durante todo o ano.

Em 2013, serão trabalhados dentro dos conteúdos de educacional os temas a saúde ocular a prevenção a obesidade infantil e adolescente.

Durante a Semana Saúde na Escola, os alunos da rede pública também vão poder tirar dúvidas sobre higiene bucal, saúde sexual e reprodutiva, educação física e malefícios causados pelo consumo de drogas. A mobilização é para alertar os jovens sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania.


AÇÕES FUNDAMENTAL E MÉDIO
  • Avaliação antropométrica.
  • Saúde e prevenção nas Escolas (SPE): prevenção ao uso de álcool e tabaco e outras drogas. 
  • Ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável.
  • Saúde e prevenção nas Escolas (SPE): educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das drogas.
  • Promoção da cultura de paz.
  • Promoção das práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas.