Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) - EDUCAÇÃO FÍSICA

Turmas: 1º ano A (1ª aula) e 3º ano A (3ª aula)
Data: 18/09/2014


CONSUMO DE ÁLCOOL E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA SÃO INCOMPATÍVEIS

Médica lista uma série de motivos para que os esportistas evitem as bebidas alcoólicas no mínimo 72 horas antes de fazer os exercícios

Consumo de álcool e prática de atividades físicas, dois hábitos que parecem ser incompatíveis. Mito ou verdade? Na opinião da doutora Isa Bragança, as bebidas alcóolicas e os exercícios não podem ser associados. Segundo ela, há uma série de motivos para que essa combinação não seja feita:
- Quem pratica atividade física e consome o álcool tem uma deterioração da qualidade física, pois a bebida diminui a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração.
A médica enumera os problemas desencadeados pela ingestão exagerada de álcool, como desidratação, problemas cardíacos, aumento de peso e hipoglicemia. Confira a lista:

  A desidratação é uma consequência comum da combinação. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água e eletrólitos através do suor e da urina.

  • O distúrbio de água e eletrólitos também pode promover uma arritmia cardíaca, fazendo com que o coração bata fora de compasso;
  • Outro efeito que o álcool também promove é o aumento de peso, devido à grande quantidade de calorias presentes em cada dose;
  • A hipoglicemia também é muito comum em quem mistura álcool com exercícios. A atividade física já promove uma diminuição de glicose no organismo. O álcool acentua mais ainda esta redução. O corpo começa a usar a proteína como fonte de energia, pois não há mais glicose no organismo.

O fígado é encarregado de produzir energia o suficiente para a pessoa conseguir praticar atividades físicas. Quando há um exagero em bebidas alcoólicas, o órgão trabalha excessivamente, liberando substâncias para se desintoxicar. Quando o atleta tenta treinar, irá sobrecarregar o órgão. Mais tarde, o álcool se transforma em açúcar, em quantidade excessiva para ser consumido. A glicose é responsável por gerar energia, porém, já debilitado, o fígado não consegue receber esse componente energético. Resumindo: não adianta tentar treinar. Tomar remédios analgésicos para combater as dores de cabeça que perturbam no dia seguinte é um grande erro. O medicamento terá que ser metabolizado pelo fígado para poder ter algum efeito no organismo. Porém, o órgão já está sobrecarregado tentando se restabelecer do mal que sofreu, ou seja, o atleta estará causando mais uma agressão. Por isso, a cura está no repouso e em beber muita água para reidratar o corpo. Não existe um tempo pré-determinado para a pessoa voltar ao treinamento, mas a recomendação é que ela pare por até três dias. Caso o indivíduo se sinta bem no dia seguinte, pode voltar aos treinos sem problemas. Caso o esportista veja necessidade de melhorar o mais rápido possível, a alternativa é tomar produtos hepatoprotetores, medicamentos compostos de folhas, que colaboram para a melhora.
O efeito da ingestão de bebidas alcoólicas dependerá de diversos fatores, entre eles o gênero do indivíduo. Para a doutora, o ideal é que o consumo de álcool seja feito até 72 horas antes da prática de atividades físicas.
- A gente tem que beber socialmente, cada um sabe seu limite em relação ao álcool - adverte a doutora.
Fonte: globoesporte.com/euatleta

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM
  1. De acordo com o texto, porque álcool e atividade física são incompatíveis?
  2. Cite alguns problemas desencadeados pela ingestão exagerada de álcool?
  3. Por que a ingestão de bebidas alcoólicas antes da prática de atividade física pode levar a problemas no fígado?
  4. Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o que os especialistas recomendam aos atletas antes de voltar a treinar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário