Páginas

sábado, 1 de novembro de 2014

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: ANIMAÇÕES


O QUE SÃO OBJETOS DE APRENDIZAGEM?

Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital como, por exemplo: textos, animação, vídeos, imagens, aplicações, páginas Web em combinação que destinam-se a apoiar o aluno no processo de aprendizagem. São recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância. Assim, estes recursos podem ser utilizados como módulos de um determinado conteúdo ou como um conteúdo completo. Sua utilização é destinada a situações de aprendizagem tanto na modalidade à distância quanto presencial. Segundo o LTSC , estes podem ser definidos por qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado mediado por tecnologias. Os OA’s têm como principal característica a possibilidade de reutilização de seus recursos em diferentes contextos. 

A utilização de OA’s remete a um novo tipo de aprendizagem apoiada pelo computador, no qual o professor abandona o papel de transmissor de informação para desempenhar um papel de mediador da aprendizagem. O OA, enquanto recurso pedagógico, propicia uma participação ativa do aprendiz na construção e no seu desenvolvimento cognitivo.
 
ANIMAÇÕES

A utilização de recursos de animação como uma atividade no Laboratório de Informática possibilita variadas formas de interação e representação do mundo real ou imaginário por parte do aluno. Ao desenvolver a atividade, é possível expressar o que se imagina e dar forma ao imaginado. A criação de uma animação envolve a linguagem verbal e a não–verbal, a lógica sequencial e a expressão visual do objeto a ser representado.

No caso de se usar animação, novos potenciais se abrem. Sua linguagem permite a incorporação de várias formas de expressão: o desenho, a pintura, a palavra, a música, além de dar movimento ao que é inanimado. Com ela é possível construir histórias, representar e trabalhar diferentes conceitos.

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/media/upload/info_biologia_001.swf
 
A animação acima apresenta detalhes da fisiologia do coração, dos pulmões, dos músculos, entre outras funções do organismo em situação de exercício físico.


Links dos sites e blogs consultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário