Páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ATIVIDADE DE PESQUISA 1º ANO A e 1º ANO D - 28/08/2017

FALANDO SOBRE A OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA

O QUE É OBESIDADE?
A obesidade se caracteriza por um excesso de tecido gorduroso em relação à massa magra (constituída pela musculatura, ossos e órgãos). O aumento de peso devido à retenção de líquido e aumento muscular não é considerado obesidade. A obesidade é responsável por uma série de complicações e prejuízos à saúde e pode interferir fortemente na autoestima e na adaptação social.

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Segundo os últimos dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), é cada vez maior o número de jovens que sofrem do problema de excesso de peso. A obesidade é um problema que afeta qualquer tipo de pessoa e em qualquer idade, no entanto, devido ao estilo de vida que os jovens levam hoje em dia, é cada vez mais comum ver jovens a sofrer de obesidade na adolescência. Esse problema além de afetar todo o sistema de saúde do adolescente, vai ainda danificar um dos pontos mais fortes e mais importantes para a criação de um adulto com força para aguentar a vida: a autoestima. Um jovem que sofre esse tipo de problema vai ter uma autoestima relativamente baixa, com grandes dificuldades em fazer amizades ou manter a socialização a um nível que seja saudável, fazendo assim com que a vida adulta seja muito mais complicada de gerir, com a solidão e a falta de contatos a trazer-lhe inúmeros problemas.
A vida dos jovens é caracterizada por excessos, em vários sentidos, inclusive na comida “de plástico”, doces, biscoitos recheados e refrigerantes, terão como principal função a acumulação de gordura em excesso em algumas regiões do organismo. Essa gordura poderia ser eliminada através da prática rotineira de exercício físico, no entanto com o advento dos computadores e jogos eletrônicos o sedentarismo dos jovens passou a ser uma realidade comum. A obesidade na adolescência pode trazer várias consequências para o jovem que pode afetar o resto da vida, incluindo:
ü  Alterações da postura e até ortopédicas, com problemas de ossos (devido ao excesso de peso para o esqueleto formado);
ü  O surgimento da hipertensão arterial, o que nos jovens pode tornar-se muito complicado de controlar e detectar a tempo;
ü  Um enorme desconforto respiratório, devido ao esforço físico gerado em algumas situações diárias como, por exemplo, o deslocamento na subida de escadas ou mesmo no trajeto para a escola;
ü  Problemas dermatológicos, devido ao peso em excesso a pele acabará por tomar outras formas que dificilmente voltará ao normal sem ajuda de cirurgia estética;
ü  Vários problemas de saúde, nomeadamente o colesterol e triglicerídeos elevados, principalmente devido à má alimentação;
ü  Os inúmeros problemas psicossociais, frutos de uma baixa autoestima durante toda a adolescência, momento em que geralmente se fazem as amizades e o adolescente está em processo de formação da personalidade;
ü  Uma grande dificuldade em afastar a persistência da obesidade na idade adulta, pois os hábitos foram adotados e serão bastante complicados de esquecer completamente.

DIETA ORIENTAL x DIETA OCIDENTAL
Em comparação com a dieta oriental, os alimentos tipicamente ocidentais trazem inúmeros malefícios para a saúde. No Japão, o pouco consumo de produtos industrializados (com alto teor de gorduras trans) reduz a ingestão de sódio, farináceos e açúcar refinado, os principais causadores da obesidade e de doenças como diabetes e pressão alta. Além disso, os ácidos graxos saturados contidos nas frituras como por exemplo, o bacon e o hambúrguer, aumentam o risco de doenças cardíacas, provocando entupimento das artérias.
A cultura oriental se preocupa constantemente com os hábitos alimentares dos seus habitantes desde crianças. Através de programas educacionais e uma cultura muito forte ligada aos valores que vem da terra, alcançou o menor índice de obesidade do planeta com apenas 2% de indivíduos em obesidade.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

GENÉTICOS
Normalmente a obesidade começa na infância, assim, os (as) filhos (as) de pais obesos possuem maiores probabilidades de se tornarem obesos (as). É na infância que ocorre o aumento no tamanho dos adipócitos, ou seja, a hipertrofia das células adiposas, bem como a hiperplasia, que é o aumento de células adiposas. A prevenção da obesidade na infância vai evitar que haja alteração nas células adiposas.

EXCESSO DE ALIMENTO
As calorias que são ingeridas e não consumidas pelo organismo, armazenam-se no tecido adiposo, em forma de gordura. Hábitos nutricionais familiares inadequados como alta ingestão de açúcar, doces, gorduras e lanches calóricos fazem parte do cotidiano de muitas crianças desde o início da infância. Um alto consumo de calorias leva a múltiplas implicações em longo prazo para a saúde.

FATORES ENDÓCRINOS
O metabolismo basal, quantidade de energia gasta pelo organismo em repouso, pode diminuir se ocorrer distúrbios hormonais na tireoide. Poderá haver aumento no tecido adiposo caso ocorra deficiência do hormônio de crescimento ou excesso de insulina.

FATORES PSICOLÓGICOS
É no campo psicoemocional, que ocorre a rejeição dos colegas, além da predisposição à depressão e de problemas de autoestima. A discriminação em razão das brincadeiras poderá causar frustrações, ansiedade e depressão, que poderão ocasionar distúrbios psicológicos.

INATIVIDADE FÍSICA
A falta de exercícios físicos é um dos principais fatores de risco para desenvolver a obesidade. É fundamental a participação da família, pois a prática da atividade física vai ocasionar o gasto das gorduras e das calorias ingeridas em excesso. O exercício físico irá aumentar a resistência aeróbica que proporcionará além da perda de peso a diminuição da frequência cardíaca, um maior fornecimento de oxigênio para o coração tanto em repouso como no exercício, melhoria da irrigação sanguínea além do fortalecimento dos ossos.

OBESIDADE E TRATAMENTO
O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso. O tratamento da obesidade pode incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de comportamento e algumas vezes remédios para emagrecer. Em alguns casos de obesidade severa, a cirurgia de redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada mediante avaliação médica. Lembre-se que o controle do peso é um esforço para toda a vida.

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM
1)      O que é obesidade?
2)      Como a obesidade interfere na autoestima do adolescente.
3)      Cite alguns fatores responsáveis pelo aumento da obesidade na adolescência.
4)      Quais as consequências que a obesidade pode trazer na vida de um adolescente.
5)      Quais as principais diferenças entre as dietas oriental e ocidental.
6)      Quais os fatores que contribuem para a obesidade na infância e na adolescência.?
7)      Por que a prática de atividade física contribui no combate a obesidade na infância e na adolescência?

8)      Quais os principais tratamentos da obesidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário