Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2018

ATIVIDADE 2º B - 03/04/2018


ORIGEM DAS LUTAS
    A origem das lutas confunde-se com o início da civilização. Sempre fizeram parte do homem, dentro de toda ação de defesa, contra uma fera ou um inimigo, ou de ataque, como a caça ou o combate na guerra, utilizando o corpo ou armas. Hoje está presente a luta, de forma organizada como as modalidades conhecidas, ou como instinto próprio, vinda da necessidade do ser humano em proteger o seu corpo . Entende-se que, a localidade exata da origem das lutas, ou dos combates, é bem vasta, e não possibilita sua real localização geográfica, porém indícios levam a crer que surgiram entre a China ou Índia, no século V a.C através do comércio marítimo. Muitos artistas marciais consideram a China como o berço dessa cultura, como se referem Reid; Croucher (2003, apud FERREIRA 2006, p. 38):
“Um monge indiano chamado Bodhidharma chegou certo dia ao templo mosteiro de Songshan Shaolin, na China, onde passou a ensinar um tipo novo e mais direto de Budismo, que envolvia longos períodos de estática (...) para ajudá-los a aguentar as longas horas de meditação, ensinou-lhes técnicas de respiração e exercícios para desenvolver a força e a capacidade de defender-se na remota e montanhosa região onde residiam”.
Luta (em inglês: wrestling) é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes. Uma luta é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva. Há referências relacionadas a Ilíada, de Homero, que narra a Guerra de Tróia, nos século XIII a.C. As origens da luta podem ser rastreadas até 15.000 anos através de desenhos em cavernas na França. Desenhos babilônicos e egípcios mostram lutadores usando a maioria das pegadas conhecidas no esporte atual. Existem desenhos de lutadores nas cavernas dos sumérios-acadianos, datados de 3000 a.C.. No Egito, também existem estes tipos de desenhos em pinturas murais no túmulo de Beni Hasan, datados de 2400 a.C..
Na Grécia antiga, a luta ocupou um lugar de destaque nas lendas e na literatura; competições de luta, brutais em muitos aspectos, foram o esporte número um dos Jogos Olímpicos, sendo introduzido nos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C., através da prática do estilo pancrácio, pouco depois da data histórica do início dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C.. Os antigos romanos tiveram fortes influências da luta grega, mas eliminaram grande parte da sua brutalidade. Durante a Idade Média (do século V ao século XV), a luta permaneceu popular e apreciado com o patrocínio de várias famílias reais, incluindo as da França, Japão e Inglaterra.
Na Antiguidade, o domínio das técnicas de luta era muito importante para a manutenção e conquista de territórios. Assim, não é incomum encontrar todo um sistema de ensino e treinamento dessas técnicas em diversos povos desse período. Contudo, em tempos de paz, parte dessas técnicas foi ligeiramente modificada para formas mais amenas de combate, as quais poderiam ser praticadas com segurança e ainda assim manter os indivíduos treinados, algo muito importante se considerada a possibilidade de seu uso no campo de batalha. “Nesse processo, várias dessas técnicas passaram a ter características de “jogos”, com regras específicas, que atraíam o público por seu caráter espetacular, como ocorria com os Jogos disputados em Olímpia e os jogos públicos com gladiadores em Roma” (p. 718).
AS LUTAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE
Para Freitas e Barreto (2008), o grupo de lutas dos Jogos Olímpicos era constituído de três provas:
Luta - Na luta grega era necessário provocar três vezes a queda do adversário para se consagrar vencedor. Considerava-se que tinha ocorrido uma queda quando as costas, ombros ou peito do adversário tinham tocado o chão. Antes de iniciarem a luta os concorrentes untavam o corpo com azeite e deitavam um pouco de terra para evitar que a pele se tornasse escorregadia. A prova não possuía um tempo limite. Era permitido partir os dedos do adversário, mas não era permitido realizar ataques na região genital ou recorrer a mordeduras. Existiam provas reservadas aos homens adultos e aos rapazes.
Pugilato – Considerado o ancestral do boxe a prática do pugilato na Grécia Antiga remonta ao século VIII a.C.. Apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes envolviam os dedos com tiras de couro. Não existiam assaltos nem categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.
Pancrácio - O pancrácio era uma combinação da luta e do pugilato, sendo o seu resultado uma prova extremamente violenta, cujos concorrentes poderiam mesmo vir a morrer. Tudo era permitido, com exceção de enfiar dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a lutar, levantando um dedo para que o juiz percebesse.
AS LUTAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DA ATUALIDADE
Atualmente são disputadas quatro modalidades de lutas nos Jogos Olímpicos, são elas:
Boxe - Tem sua origem nos séculos XVIII e XIX na Inglaterra e era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
Judô - Foi sistematizado e organizado por volta de 1882, pelo mestre ocidental Jigoro Kano e se constituiu a partir dos movimentos e gestos do ju-jutsu (ju: flexível e jutsu arte praticada pelos samurais japoneses sem a utilização de armas.
Luta livre (Greco romana) - Foi desenvolvida na França no início do século 19, e era parte do treinamento dos soldados de Napoleão. Em sua versão moderna, a luta Greco-romana é mais um esporte que uma arte marcial. Não se deve confundi-la com a luta livre, pois a luta grego-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura.
Taekwondo - arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coréia pelo Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, o Taekwondo foi criado com base no Karatê japonês com influências de Taekkyeon, arte marcial coreana.
EXERCÍCIO DE APENDIZAGEM
1.     Faça um breve resumo sobre a origem das lutas.
2.     Cite quais são os primeiros registros de lutas que eram praticadas de maneira competitiva?
3.     Qual a importância das lutas na sociedade grega?
4.     Sabemos que durante a antiguidade o domínio das técnicas de luta era muito importante para a manutenção e conquista de territórios. Explique porque algumas técnicas de lutas foram modificadas para formas mais amenas de combate?
5.     Nos Jogos Olímpicos da antiguidade, o grupo de lutas era constituído de três provas. Explique como funcionavam essas lutas e suas principais regras.
6.     Atualmente são disputadas quatro modalidades de lutas nos Jogos Olímpicos. Fale um pouco sobre a origem dessas lutas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário